Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pós-Graduação Lato Sensu > Ensino Interdisciplinar de Ciências da Natureza e Matemática

Ensino Interdisciplinar de Ciências da Natureza e Matemática

Publicado: Quinta, 17 de October de 2019, 12h26 | Última atualização em Quarta, 11 de March de 2020, 17h07 | Acessos: 3549

Início das Aulas

As aulas começam na próxima terça-feira, 18 de fevereiro de 2020, às 19h, com a palestra da Profª. Drª. Renata Prenstteter Gama, UFSCar.

Título da palestra: “Interdisciplinaridade e docência: dos conceitos à efetivação das práticas no contexto escolar”

Local: Auditório, IFSP, câmpus Araraquara

Sobre a docente: Possui Licenciatura em Ciências-Habilitação plena em Matemática (1996) e mestrado em Educação (2001) pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/2007). Tem experiência no Ensino Básico na rede pública e privada do estado de São Paulo nas áreas de Ciências e de Matemática e no Ensino superior na área de Educação, atuando como docente no Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos e na Pós-graduação em Educação (PPGEd e PPGPE da UFSCar). Desenvolve pesquisas com ênfase em Educação, principalmente nas seguintes temáticas: formação de professores, prática educativa, prática colaborativa, iniciação à docência e desenvolvimento profissional docente. Integra os grupos de pesquisa no qual desenvolve estudos e pesquisas em parceria com os demais pesquisadores e participantes: Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas Formativas e Educativas em Matemática (GEPRAEM - DME/UFSCar); Núcleo Estudos e Pesquisas sobre Narrativas Formativas, Formação e Trabalho Docente (NEPEN- UFSCar) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores que ensinam Matemática (GEPFPM - FE/Unicamp). Pós-doutorado na área de Políticas de formação de professores sob supervisão da Profa. Dra. Marli André.

Prospecto

O curso tem como objetivo geral o aprimoramento profissional e científico de professores que atuem em diversos níveis de ensino, especialmente na Educação Básica, nas áreas de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) e Matemática, com metodologia que propõe uma articulação entre a teoria científica e a prática docente no processo de ensino-aprendizagem, com ênfase na interdisciplinaridade.

Duração: 1,5 ano

Período: Noturno

Vagas Anuais: 30

Número de Semestres: 3 semestres

Carga Horária: 420 h

Duração de Aula: 50 minutos

Dias de aulas: Terças-feiras e Quartas-feiras (1º semestre de 2020)

Duração do Semestre: 18 semanas

Forma de Ingresso: Processo seletivo (Edital Anual)

Coordenador: Prof. Dr. Robinson Tavoni (robinson.tavoni@ifsp.edu.br )

Projeto Pedagógico:

Regulamento:

Período de inscrição: De 05/11/2019 até 14/11/2019, na CRA do Câmpus.

Edital:

Documentos:

Atividade

05/11/2019 a 14/11/2019

Homologação das inscrições

19/11/2019

Apresentação de recursos da homologação das inscrições

Até as 23h59 do dia 22/11/2019, apenas por via eletrônica, enviando o formulário de Interposição, assinado e digitalizado (em formato pdf) para o e-mail da pós-graduação (posinterdisciplinar.arq@ifsp.edu.br). Somente será aceito recurso enviado pelo e-mail declarado pelo candidato no ato da inscrição.

Resultado da análise de recursos da homologação das inscrições

27/11/2019

Prova escrita

07/12/2019

Resultado das provas escritas e títulos

13/12/2019

Apresentação recursos

Até as 23h59 do dia 17/12/2019, apenas por via eletrônica, enviando o formulário de Interposição, assinado e digitalizado (em formato pdf) para o e-mail da pós-graduação (posinterdisciplinar.arq@ifsp.edu.br). Somente será aceito recurso enviado pelo e-mail declarado pelo candidato no ato da inscrição.

Divulgação do resultado dos recursos

20/12/2019

29, 30 e 31/01/2020

Chamada para matrículas de vagas excedentes