Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > AeroDesign
Início do conteúdo da página

AeroDesign

Criado: Sexta, 19-05-2023, 15h08 | Última atualização em Terça, 23-05-2023, 18h05 | Acessos: 1632

aerodesign1

 

aerodesign2

QUEM SOMOS

O AeroScorpion é uma equipe de competição de Aerodesign, que estuda, executa projetos teóricos e práticos na área da Engenharia Aeronáutica, através do desenvolvimento de uma aeronave para a competição anual SAE Brasil Aerodesign.

 

NOSSA HISTÓRIA

O AeroScorpion foi criado em 2020 e atualmente é composta por 20 membros. Em 2021, as principais dificuldades encontradas foram as limitações impostas pela pandemia. Neste ano a competição ocorreu de maneira remota, assim a equipe optou por participar da competição, mas não construiu a aeronave.

Em 2021 a equipe AeroScorpion participou do torneio de acesso e obteve pontuação suficiente para participar e representar o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP – Campus Araraquara, na 23ª Competição SAE Brasil AeroDesign 2021 na Classe Regular, obtendo classificação final 40º das 59 equipes classificadas.

Em 2021, a equipe ganhou menção honrosa de melhor equipe iniciante.

aerodesign3

Em 2022, realizamos a construção da aeronave e participamos pela primeira vez da 24 Competição de Aerodesign em São José dos Campos de maneira presencial. Com classificação 47º num total de 75 equipes inscritas.

 

MISSÃO

Desenvolver uma aeronave robusta e competitiva

com a utilização de tecnologias modernas,

promovendo a capacitação da equipe.

 

A COMPETIÇÃO

aerodesign4

Nossa equipe participa anualmente da Competição SAE BRASIL Aerodesign, representando o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP. Anualmente as equipes são desafiadas com novos regulamentos. Composta por três categorias: Regular, Advanced e Micro.

As classificações são compostas por: Competição de Projeto e Competição de Vôo.

As equipes campeãs de ambas classes, é dada a oportunidade de participar da etapa norte-americana, denominada SAE Aero Design East, onde equipes de diversas partes do mundo põe a prova a qualidade de seus projetos.

A competição SAE Brasil aerodesign envolve mais de 1400 alunos de engenharia de cerca de 95 equipes de universidades de todo país, sem contar a organização do evento e espectadores.

 

NOSSOS SETORES

Aerodinâmica

O setor da Aerodinâmica é responsável pela correta seleção de perfis aerodinâmicos para a asa, profundor e leme da aeronave, além da escolha das geometrias mais adequadas para estes componentes.

Cargas e Aeroelasticidade

O setor de Cargas e Aeroelasticidade tem o objetivo de estudar e prever as cargas atuantes na aeronave em cada condição de voo e prever as condições críticas para o correto dimensionamento das estruturas da aeronave

Controle e Estabilidade

O setor de Controle e Estabilidade é responsável pela qualidade da estabilidade da aeronave realizando o correto dimensionamento das superfícies de controle desta, sendo elas: profundor, aileron e leme.

Gestão de Pessoas

O setor de gestão de pessoas é o responsável pela gestão do capital humano dentro da equipe, contribuindo com o recrutamento de novos integrantes.

Manufatura

O setor de manufatura é responsável por organizar a construção do avião e materiais, desenvolvendo técnicas e fazendo o controle de qualidade das peças criadas, garantido a fidelidade da aeronave construída à projetada.

Desempenho

O setor de Desempenho é responsável pelos cálculos do desempenho da aeronave em cada fase do voo dentro do circuito que ela desenvolverá no percurso da missão.

Detalhamento 3D

O setor de Detalhamento 3D é responsável por todo o projeto assistido por computador e dessa forma, é o responsável pelo desenho 3D da aeronave e da planta aeronáutica requerida para a competição.

Estruturas e Materiais

O setor tem como objetivo principal a escolha dos materiais que serão utilizados em cada componente da aeronave, através de diversos ensaios em corpos de prova para verificar a condição de resistência a diferentes esforços dos materiais que estão cogitados para o uso.

Marketing

O setor de marketing é responsável pela imagem do AeroScorpion para o público externo e interno. Também viabiliza a comunicação da equipe com outras iniciativas, sendo elas institucionais, estudantis ou privadas.

Projeto Elétrico

O setor Elétrica é responsável pelo esquema elétrico tanto do sistema de controle quanto do sistema de aquisição de dados de voo da aeronave.

 

ENTRE EM

CONTATO

O projeto é de extrema importância para apresentar

projetos práticos desenvolvidos pelos alunos da

Instituição em feiras estudantis, assim como

fornece a possibilidade  dos alunos aplicarem os

conceitos teóricos em um projeto prático.

 

NOSSO INSTAGRAM

@aero_scorpion

PROFESSOR ORIENTADOR

Fernando de Haro Moraes

fernandohm@ifsp.edu.br

 

aerodesign5

aerodesign6

aerodesign7

aerodesign8

Fim do conteúdo da página