Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > INDICAÇÃO DE LEITURA DE MAIO/2016: FUTURO PRESENTE – NELSON DE OLIVEIRA (ORG.)
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

INDICAÇÃO DE LEITURA DE MAIO/2016: FUTURO PRESENTE – NELSON DE OLIVEIRA (ORG.)

  • Criado: Terça, 03-05-2016, 11h30
  • Última atualização em Terça, 03-05-2016, 14h30
  • Acessos: 938

O que é ficção científica? Impossível reduzir um gênero tão rico a poucas palavras, mas vamos tentar assim mesmo. Parafraseando Nietzsche e Freud, ficção científica talvez seja uma mistura de desejo de presente e vontade de futuro.
A ficção científica brasileira, então, é mais ainda (...), no sentido do vai e faz, do levanta-te e anda. Como todo bom Lázaro, o autor de Futuro Presente cai, morre, ressuscita, levanta, sacode a poeira cósmica e dá a volta por cima (flutuando ou em uma nave, pode escolher).
Esse gênero literário que já foi tão combalido e invisível, agora ensaia uma volta triunfal, é seu caráter de Proteu, multiforme. Ou seja: em se plantando, tudo dá. Temos contos passados em outros planetas, futuros distantes, experiências genéticas loucas, telepatia. Enfim, tudo.
Futuro Presente é um presente com 18 ficções para as gerações passadas, presentes e futuras. Não, não é um presente de grego, mas um Cavalo de Troia do bem: abre-te, Sésamo! E de dentro saem coisas mágicas, belas e terríveis, como dizia o poema de William Blake.
Abra e leia por sua conta e risco.

 

VALE A PENA CONFERIR!
Indicação de Cintia Santos, servidora do IFSP – Campus Araraquara.

A Biblioteca possui 1 exemplar de cada volume do Livro: OLIVEIRA, Nelson de (Org.). Futuro presente: dezoito ficções sobre o futuro. Rio de Janeiro: Record, 2009. 415 p.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página