Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA POR CORONAVÍRUS
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA POR CORONAVÍRUS

  • Criado: Quinta, 07-05-2020, 11h38
  • Última atualização em Quinta, 07-05-2020, 11h38
  • Acessos: 535

Quando falamos de saúde mental estamos nos referindo, dentre outras coisas, ao equilíbrio entre nossos pensamentos, sentimentos e ações. Estamos considerando as sensações de bem estar, segurança, adequação e pertencimento. Estamos nos referindo ao contato harmonioso conosco e aqueles que nos rodeiam. Assim, algumas considerações podem ser tecidas quando nos referimos à busca por nossa saúde física e mental.

 

1. Acesso às informações

Felizmente, em nosso cotidiano temos a possibilidade de acessar diversos tipos de informações, vindas de diferentes fontes. Durante a pandemia, nosso desejo por estar bem informado em relação ao vírus, às vítimas e os tratamentos se torna muito intenso, fazendo com que passemos, muitas vezes, grande parte dos nossos dias buscando e pensando sobre estas informações. Estar o tempo todo inundado por esse assunto pode nos trazer grande ansiedade e sensação de insegurança. Assim, talvez seja uma estratégia interessante selecionar algumas fontes confiáveis de informação e buscar por elas somente em alguns momentos do dia, deixando mais tempo disponível para outros tipos de atividade.

2. Cuidados integrados

Nós seres humanos somos holísticos. Isto é, temos nosso corpo e nosso psiquismo integrados. Assim, os cuidados com a saúde mental refletem em nossa saúde física e vice-versa. Desta forma, para preservar nossa saúde mental se faz importante preservar também nossa saúde corporal. Podemos pensar em algumas sugestões para esses cuidados como: cuidar de nossa alimentação, escolhendo alimentos mais saudáveis, sempre que possível; realizar práticas que movimentem o corpo (a internet está repleta de exemplos de atividades que podem ser realizadas em casa e em pequenos espaços); fazer atividades que envolvam meditação, yoga e relaxamento (estas atividades podem nos auxiliar trazendo possibilidades de reflexão e maior contato com nossos pensamentos e sentimentos). Todas essas atividades citadas poderão nos trazer maior sensação de bem esta e alívio de tensões.

3. Rotina como busca de estabilidade

O momento em que estamos vivendo, por si só, já pode ser fonte de grande insegurança, instabilidade emocional e sentimento de desamparo. Assim, a organização das atividades diárias, o que chamamos de rotina, pode auxiliar neste processo, pois pode nos trazer conforto emocional. Assim, organizar as atividades diárias colocando, dentro do possível, momentos para o estudo, para as atividades domésticas, para o lazer, entre outras atividades que preencham os dias, pode ser uma forma muito interessante de trazer maior sensação de controle sobre a vida e, com isso, menor sentimentos de desamparo.

4. Ampliação dos horizontes

Esse momento de recolhimento, no qual várias das nossas atividades foram deixadas, momentaneamente, de lado, abre a possibilidade de encontrar novas formas de ocupação e lazer. Podemos pensar em exemplos como: fazer leituras de autores e assuntos diferentes, realizar cursos online que enriqueçam os estudos que você já realiza, ou mesmo, fazer cursos por hobby; realizar atividades manuais, desenho, pintura, pequenos consertos, culinária, artesanato; escrever contos, histórias, poemas; escrever sobre suas impressões e sensações sobre seus dias. Enfim, a situação de distanciamento das atividades cotidianas nos traz a possibilidade do encontro de outras atividades que podem ser muito interessantes e enriquecedoras.

5. Empatia e resiliência

Essas são duas palavras que estão tendo grande visibilidade nos últimos tempos e que se mostram de grande importância nestes momentos de isolamento social. O conceito de empatia nos coloca em contato com os sentimentos das outras pessoas e nos traz a possibilidade de refletirmos sobre as conexões que estabelecemos com os que nos rodeiam, com nós mesmos e com o mundo como um todo integrado. Já o conceito de resiliência nos coloca a possibilidade de enfrentarmos as adversidades em aprender com elas, refletindo sobre como essas situações podem nos fortalecer e nos trazer novos caminhos nos âmbitos pessoal e comunitário. Assim, encarar estes momentos como uma possibilidade de crescimentos pessoal e social e de uma conexão mais empática e harmoniosa com as pessoas em nosso volta e com o mundo como um todo, pode ser uma forma muito proveitosa de resguardar nossa saúde mental.

6. Coordenadoria Sociopedagógica

Se você precisar de um apoio para organizar melhor suas atividades ou para refletir sobre os momentos que está vivendo conte conosco. Estamos à disposição para auxiliar no que pudermos. Escreva-nos um email que entraremos em contato.

 

Coordenadoria Sociopedagógica

Câmpus Araraquara

csp.arq.edu.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página