Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > O que é? > Uncategorised > GRUPO ALTAS HABILIDADES
Início do conteúdo da página

GRUPO ALTAS HABILIDADES

Publicado: Terça, 19-09-2023, 17h48 | Última atualização em Segunda, 16-10-2023, 20h06 | Acessos: 395

O que é o Grupo Altas Habilidades?

É uma equipe de trabalho dentro do NAPNE que busca produzir ações e estudos sobre o tema das Altas Habilidades e Superdotação.

Qual o nosso objetivo?

Buscar condições individuais, grupais e sociais que propiciem o desenvolvimento humano com base na teoria de Vigotsky (Lev Semionovitch Vitogtsky), na teoria de Mihaly CsiKszentmihalyi e no conjunto teórico da Psicologia  ositiva. E assim incentivar toda a nossa comunidade do IFSP – Campus Araraquara a conhecer e a buscar formas de desenvolver o potencial humano tanto na área profissional/acadêmica quanto em outras áreas da cultura  humana.

Como o grupo Altas Habilidades pode te ajudar?

Podemos te ajudar de diversas formas, como:

  • Ajudar você a conhecer suas habilidades e desenvolvê-las;
  • Ajudar você a delinear um projeto de vida, tanto no momento atual quanto no futuro, considerando os diferentes caminhos e possibilidades que podem aparecer;
  • Apresentar instituições e serviços que ofereçam situações de aprendizagem e prática na área em que você quer se desenvolver, preferencialmente gratuitas.

Contato: altashabilidades.arq@ifsp.edu.br

Equipe

O Grupo Altas Habilidades é composto atualmente por uma equipe multiprofissional formada no momento por técnicos-administrativos.

Coordenação do Grupo: Magda Silvia Donegá

Coordenação do NAPNE: Joelma de Souza Nogueira Dalarmi

Membros titulares: 

  • Ana Carolina Gravena Vanalli (Psicóloga)
  • Danilo Basile Forlini (Técnico em Assuntos Educacionais)
  • Henrique Buzeto Galati (Técnico em Laboratório)
  • Magda Silvia Donegá (Psicóloga)

 

Contato: altashabilidades.arq@ifsp.edu.br

 

Áreas do Desenvolvimento

No senso comum, é recorrente ouvirmos sobre uma determinada pessoa “ter dom” para desenvolver uma atividade, muitas vezes com a ideia de ser algo que foi destinado ou que não pode ser alcançado de outra forma.

Nós, na condição humana, nascemos com predisposições genéticas, porém estas predisposições podem ser incentivadas ou extinguidas conforme as crenças pessoais, ambiente familiar e a cultura em que estamos inseridos.

Essas condições gerais são propensões que podem ter como resultado habilidades bem diversas. Ninguém nasce engenheiro, artista plástico ou músico. Toda habilidade precisa encontrar uma atividade que propicie o seu desenvolvimento, a habilidade em potencial não garante seu desenvolvimento futuro. Precisamos de condições internas e externas para desenvolvê-las.

Como descobrir quais habilidades eu tenho?

Uma primeira pista das habilidades aparece por meio das atividades que mais tenho interesse em fazer. O interesse geralmente está relacionado com a facilidade em executar.

Como uma habilidade é desenvolvida?

Em geral, é o encontro do interesse com a oportunidade. Envolve também estudo, prática e se colocar em situações de desafios. Por isso que o Grupo Altas Habilidades tem como foco de trabalho apresentar as oportunidades de desenvolvimento do potencial humano.

E em quais áreas é possível se desenvolver?

Podemos apresentar algumas áreas! Mas a sociedade humana está sempre mudando e com isso as áreas vão se subdividindo e mesmo novos serviços e negócios vão sendo criados. Vamos apresentar áreas gerais sem o objetivo de esgotá-las:

  • Áreas ligadas ao Meio ambiente natural, como ecologista, biólogo, paisagista, geólogo.
  • Áreas ligadas à Saúde: saúde mental (psicólogo, psiquiatra, neurologista); saúde física (várias especialidades da medicina, odontologia, enfermagem).
  • Áreas ligadas aos processos químicos: indústria farmacêutica, indústria de alimentos, cosméticos.
  • Áreas ligadas às ciências físicas: engenharia civil, arquiteto, astrofísicos.
  • Áreas ligadas ao cálculo: matemática financeira, estatística, contadores.
  • Tecnologias aplicadas: robótica, informática, serviços digitais.
  • Áreas ligadas às artes: plásticas, cénicas, pinturas, designers.
  • Áreas ligadas à música: instrumentistas, cantores, compositores.
  • Áreas ligadas ao esportes: atletas, médicos da área esportiva, psicólogos que atuam com profissionais do esporte.
  • Áreas ligadas ao markenting, propaganda, publicidade.
  • Áreas ligadas à mídias digitais: web designer, desenvolvedores de jogos, desenvolvedores de aplicativos.
  • Áreas ligadas ao estudo da história humana e do planeta: paleontólogos, arqueólogos, historiadores, museólogos.
  • Áreas ligadas ao desenvolvimento científicos – cientistas que desenvolvem pesquisa em laboratórios, no meio social, na formulação de novas teorias.

Esta é uma amostra das áreas de desenvolvimento. Desafio você a pensar em uma área que não citamos! Você se interessa por alguma? Tem curiosidade por algumas dessas áreas?

 Projeto de Vida

O Projeto de Vida é um instrumento de planejamento do futuro e pode ser aplicado a várias áreas da vida (pessoal, profissional, saúde, financeiro, lazer...). É interessante que seja revisado de tempos em tempos, com o intuito de verificar se a direção que estou tomando neste exato momento condiz com o que eu quero para meu futuro.

Você poderá conferir abaixo uma ficha de planejamento pessoal retirada do livro "Planejando a jornada: um guia para seu projeto de vida." da autora Bia Monteiro.

 

Ficha de Planejamento Pessoal - Projeto de Vida

Atividades Acessíveis

Fim do conteúdo da página