Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > CAMPUS ARARAQUARA PROMOVE REFLEXÕES SOBRE ACESSIBILIDADE DE PESSOAS SURDAS AO MUNDO DIGITAL
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CAMPUS ARARAQUARA PROMOVE REFLEXÕES SOBRE ACESSIBILIDADE DE PESSOAS SURDAS AO MUNDO DIGITAL

  • Publicado: Segunda, 19-05-2025, 14h59
  • Última atualização em Segunda, 19-05-2025, 15h01
  • Acessos: 122

Como as pessoas surdas ou com baixa visão utilizam as tecnologias? Como a Arquitetura da Informação pode ajudar a transpor barreiras de acesso à informação em uma sociedade em que a maioria das interações são mediadas pela tecnologia?


No último sábado letivo, dia 17/05, a convite do NAPNE, a professora Juliane Adne Pastre, docente na Uniara, compartilhou relevantes conhecimentos sobre acessibilidade de pessoas surdas às tecnologias digitais, usabilidade, tecnologias assistivas e direitos.


Juliane Adne Mesa Corradi Pastre é docente da Uniara, tradutora e intérprete de Libras, especialista em educação para surdos, e autora do livro Acessibilidade em ambientes informacionais digitais: uma questão de diferença. publicado pela editora UNESP, 2011. 

 

Com a palestra 'Acessibilidade às pessoas surdas: experiências digitais e inclusão linguística', Juliane relacionou as barreiras de acesso à informação que pessoas surdas encontram, a conteúdos frequentemente abordados no cotidiano do campus: programação, automações inteligentes, IA, arquitetura da informação, usabilidade, tecnologias assistivas e facilidade de aprendizagem.
A questão da cidadania e da autonomia inforacional foi destacada, com a afirmação da acessibilidade digital como um direito, inclusive previsto em lei, e não como opção.


Vídeos do Movimento Web Para Todos com depoimentos de pessoas surdas, sensibilizaram para o fato de que quem produz conteúdos, planeja os ambientes e navegações no universo digital, devem prever a adequação tecnológica para garantir a mais ampla inclusão.

sinergia

registrado em:
Fim do conteúdo da página