IFSP ARARAQUARA APRESENTA PROJETO "SEM AEDES" PARA A EQUIPE DE TRANSIÇÃO DO GOVERNO MUNICIPAL DE ARARAQUARA
No dia 17/11, o IFSP Araraquara esteve reunido com a Equipe de Transição do Governo Municipal de Araraquara para apresentar o Projeto “Sem Aedes”, desenvolvido pelo aluno do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Paulo Henrique da Cruz, e pela Professora Dra. Gislaine Cristina Micheloti Rosales. O Projeto “Sem Aedes” consiste em um sistema integrado de apoio à localização de focos do mosquito Aedes Aegypti, composto pelo aplicativo SEM AEDES e pelo serviço SEM AEDES WEB, por meio dos quais o cidadão auxilia na fiscalização e no combate ao Aedes.
O aplicativo tem as funcionalidades de enviar colaborações com a foto e os dados georreferenciais do local do foco ao órgão responsável, visualizar colaborações, mapeamento de incidências e feedbacks, e o sistema Web possibilita o gerenciamento de colaborações, usuários e comentários, e feedback aos colaboradores.
Com o aplicativo o usuário tira foto do local com foco do mosquito, insere referências do local e envia uma colaboração junto com a localização GPS do aparelho, essa colaboração é recebida pela Vigilância, que faz o seu gerenciamento. Os resultados podem ser monitorados por bairro e incidência de focos, gerando relatórios de controle e gráficos que facilitam a gestão da informação pelo município.
Além disso, o software também colabora na campanha de educação e conscientização dos cidadãos em relação aos perigos do Aedes Aegypti e à necessidade de ações de eliminação dos focos.
O estudante Paulo Henrique da Cruz apresentou o Projeto para Eliana Honain, gestora em saúde, e Donizete Simioni, que já foi Secretário Municipal da Administração, Secretário da Fazenda e atualmente é Vereador pelo PT. Simioni elogiou o projeto e falou do interesse da Administração do Prefeito Edinho Silva (2017-2020) em realizar uma parceria com o IFSP Araraquara para implantar o Projeto “Sem Aedes” no município.
O Coordenador de Extensão, Jorge Henrique de Oliveira, acompanhou os pesquisadores e tratou da possibilidade de novos projetos entre o IFSP Araraquara e o Governo Municipal a partir de 2017. O próximo passo para o Projeto “Sem Aedes” é formalizar a parceria, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica que será elaborado pelos pesquisadores com o apoio da Coordenadoria de Extensão.
Redes Sociais