Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Comissões > Comissão Própria de Avaliação
Início do conteúdo da página

Comissão Própria de Avaliação

Criado: Quarta, 16-03-2016, 14h08 | Última atualização em Quarta, 17-08-2022, 10h06 | Acessos: 5580

O que é CPA?

CPA significa Comissão Própria de Avaliação.

Ela é composta por representantes externos e internos ao IFSP (professores, alunos e servidores técnico-administrativos).

A função constituinte da CPA é coordenar a Autoavaliação Institucional do IFSP, desde a elaboração do método, passando pela sua implementação e pela sistematização dos resultados, até a redação do relatório final.

Este relatório subsidia o planejamento administrativo-pedagógico do Instituto e é usado pelo INEP/MEC no recredenciamento institucional e no reconhecimento dos cursos, dentre outros.

O que é Autoavaliação Institucional?

A Autoavaliação Institucional é uma das etapas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) do MEC, também composto pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e pela Avaliação Externa.

As Instituições de Educação Superior (IES), na busca em atender as demandas crescentes do conhecimento, exigidos pelo contexto atual da sociedade, têm sido conduzidas a redimensionarem seu papel social e a implementar programas de avaliação institucional. Desse modo, avaliar passou a ser fundamental para a gestão das IES, e, atualmente, é um dos pilares no desenvolvimento do ensino superior democrático, diante dos desafios da modernidade.

A avaliação institucional é um processo que deve estar articulado com todos os demais processos de gestão estratégica e de construção do projeto institucional, de modo a fornecer subsídios para a tomada de decisões e a correção de desvios e eventuais problemas na instituição. Sob essa perspectiva, a avaliação institucional significa um processo permanente de elaboração, de conhecimento e de intervenção prática, que permite direcionar as demais atividades da instituição.

Nesse sentido, sua opinião é de grande valia, pois contribui para que o desenvolvimento do IFSP seja efetivo e constante na concretização de uma formação integral de seus alunos, contribuindo, assim, para construção de uma sociedade qualitativamente melhor e socialmente justa.

 

DOCUMENTOS

 

1) Relatórios de Autoavaliação institucional

1) a) CPA Local (Araraquara)

1) b) CPA Central (Reitoria)

 

2) Relatórios de Atividades/Atas de Reuniões da Comissão

2) a) CPA Local (Araraquara)

 

2) b) CPA Central (Reitoria)

 

3) Membros da Comissão

3) a) CPA Local (Araraquara)

3) b) CPA Central (Reitoria)

 

4) Legislação e Demais Documentos

 

CONTATO

 

E-mail da CPA Local (Araraquara): cpa.arq@ifsp.edu.br

E-mail da CPA Central (Reitoria): cpa@ifsp.edu.br

 
Fim do conteúdo da página