Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

JULHO/2016

Criado: Quarta, 20-07-2016, 14h02 | Última atualização em Quarta, 20-07-2016, 14h09 | Acessos: 553

O APANHADOR NO CAMPO DE CENTEIO

J.D. Salinger

 

"Se querem mesmo ouvir o que aconteceu, a primeira coisa que vão querer saber é onde nasci, como passei a porcaria da minha infância, o que os meus pais faziam antes que eu nascesse, e toda essa lenga-lenga tipo David Copperfield, mas, para dizer a verdade, não estou com vontade de falar sobre isso. Em primeiro lugar, esse negócio me chateia e, além disso, meus pais teriam um troço se contasse qualquer coisa íntima sobre eles. São um bocado sensíveis a esse tipo de coisa, principalmente meu pai. Não é que eles sejam ruins — não é isso que estou dizendo — mas são sensíveis pra burro”

 

O Apanhador no Campo de Centeio relata um único fim de semana na vida de Holden Caulfield, um adolescente abastado que, após reprovar em todas as matérias (menos inglês), foge do internato e se refugia na cidade de Nova York, reencontrando pessoas de seu passado e relembrando pontos- chaves de sua vida, mostrando-nos cada vez mais sua personalidade frágil e rebelde.  A sensibilidade com que o autor nos apresenta o universo próprio de Holden e sua capacidade extraordinária de reflexão faz do livro uma obra prima do século XX, obra esta que transformou a maneira da sociedade de enxergar a fase mais turbulenta da vida: a adolescência.

Holden divaga por milhões de ideias e concepções malucas que só um adolescente consegue pensar: sobre a vida, amigos, professores, família e suas expectativas para o futuro. Cheio de angústia, dúvidas e insatisfação, essa é a mente de Holden.

Um livro extremamente simples, mas que é capaz de falar de tudo, fazendo com que nos reconheçamos no narrador.

 

Estou sempre dizendo: “Muito prazer em conhecê-lo” pra alguém que não tenho nenhum prazer em conhecer. Mas a gente tem que fazer essas coisas pra seguir vivendo.”

O homem imaturo é aquele que quer morrer gloriosamente por uma causa. O homem maduro é aquele que contenta-se em viver humildemente por ela.”

 

Você gostaria de ser um Apanhador no Campo de Centeio? Venha descobrir!

 

VALE A PENA CONFERIR!
Indicação de Willian Henrique Bosquete, servidor do IFSP – Câmpus Araraquara.

A Biblioteca possui 1 exemplar do Livro: SALINGER, J. D. O apanhador no campo de centeio. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 2015. 251 p.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página