Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

SELEÇÃO DE NOVOS DISCENTES PARA O PIBID - ARARAQUARA

  • Criado: Segunda, 29-06-2026, 19h48
  • Última atualização em Segunda, 29-06-2026, 19h53
  • Acessos: 76

Seleção de novos discentes para o PIBID - Araraquara

Destinadas aos alunos do curso de Licenciatura em Matemática, estão abertas as inscrições para o preenchimento de vagas remanescentes no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do IFSP, estabelecido pela Portaria CAPES 90/2024 e pelo Edital CAPES 10/2024, no Núcleo de Iniciação à Docência (NID) do subprojeto de Matemática do Campus Araraquara.

O PIBID é um programa da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC), que visa proporcionar aos discentes dos cursos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Para o desenvolvimento dos projetos institucionais de iniciação à docência, o programa concede bolsas mensais de R$ 700,00 aos licenciandos.

O processo seletivo será realizado conforme as regras do Edital Nº 2/2025 - PRE-RET/RET/IFSP, que estabelece a seleção em fluxo contínuo de discentes para o PIBID no IFSP. Para participar do processo, é muito importante que os candidatos façam a leitura completa deste edital, disponível na pasta do Drive que pode ser acessada clicando aqui.

A pasta contém ainda a portaria da CAPES que rege o programa e o Anexo II do referido edital na forma editável, que deve ser entregue preenchido juntamente com os demais documentos solicitados.

Os discentes selecionados para preencher as vagas disponíveis neste processo seletivo terão atuação no programa nos meses que restam para o final do ciclo previsto no Edital CAPES 10/2024, ou seja, de julho a outubro de 2026. A continuidade do bolsista no programa dependerá de prorrogação a ser definida pela CAPES.

Cronograma – Processo Seletivo de Discentes para o PIBID

EtapaData
Divulgação do Edital 29/06/2026
Inscrições 29/06/2026 até 05/07/2026
Processo Seletivo 06/07/2026 e 07/07/2026
Divulgação do Resultado Preliminar 07/07/2026
Interposição de Recursos 08/07/2026 até 09/07/2026
Divulgação do Resultado Final 10/07/2026

Informações importantes

  • Os candidatos devem dispor de 10 horas semanais para atuação no programa, incluindo 6 horas no período diurno para atuação nas escolas e disponibilidade para reuniões presenciais quinzenais que ocorrem às terças-feiras, das 16h30 às 18h30, nas dependências do campus.
  • As atividades do PIBID podem ser equiparadas ao estágio supervisionado do curso, permitindo aproveitamento parcial ou total da carga horária realizada no programa.
  • Os documentos solicitados no edital devem ser enviados para o e-mail ca.pibid.arq@gmail.com, em arquivo único em formato PDF, até às 23h59 do dia 05/07/2026.

Em caso de dúvidas, os candidatos podem enviar e-mail aos dois coordenadores de área do NID Araraquara:

Prof. Vitor: vitoramorim@ifsp.edu.br

Prof.ª Bárbara: barbara.negrini@ifsp.edu.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página