Página inicial > Últimas Notícias > ABERTO O EDITAL PIBID/2022 Nº 578/2022 - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

• Criado: Terça, 04-10-2022, 07h49
  • Última atualização em Terça, 01-11-2022, 13h17

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira.

O PIBID tem por finalidade proporcionar a inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica para os discentes da primeira metade dos cursos de licenciatura, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior.

Para o desenvolvimento dos projetos institucionais de iniciação à docência, o programa concede bolsas aos licenciandos, aos professores das escolas da rede pública de educação básica e aos professores das Instituições de Ensino Superior (IES).

Objetivos do Programa

São objetivos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência:

1. incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
  2. contribuir para a valorização do magistério;
  3. elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
  4. inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
  5. incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério;
  6. contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

Conforme a Portaria MEC/CAPES, Nº 83, DE 27 DE ABRIL DE 2022, O PIBID prevê a concessão de bolsas de Iniciação à Docência no valor R$ 400,00 (quatrocentos reais) e os critérios para concorrer são os seguintes:

1. estar regularmente matriculado em curso de licenciatura da IES, na área do subprojeto;
  2. ter concluído no máximo 60% da carga horária regimental do curso de licenciatura ao ingressar no programa;
  3. ser aprovado em processo seletivo realizado pela IES;
  4. possuir bom desempenho acadêmico, evidenciado pelo histórico escolar, consoante as normas da IES; e
  5. dedicar-se às atividades do PIBID, observando a carga horária mínima de trinta horas mensais.

As inscrições acontecerão entre os dias 03 de outubro de 2022 a 14 de outubro de 2022. Os estudantes interessados devem acessar as instruções aqui.

Coordenação de Área  – PIBID IFSP – Câmpus Araraquara