E-MAIL ACADÊMICO - ALUNOS

Criado: Terça, 16-03-2021, 00h37 | Última atualização em Quarta, 29-03-2023, 16h38 | Acessos: 3766

Manual: Criar e-mail acadêmico - alunos do IFSP

O IFSP permite que os alunos criem um e-mail acadêmico (@aluno.ifsp.edu.br). Esse e-mail é necessário para receber notificações pelo Comunicador do SUAP e usar ferramentas do Office 365, como o Microsoft Teams. Siga os tutoriais abaixo para criar, acessar e recuperar seu e-mail acadêmico:

TUTORIAL 1 - COMO CRIAR O E-MAIL ACADÊMICO

1. Acesse o SUAP. Caso nunca tenha acessado o SUAP, faça primeiro os passos deste tutorial.

2. Quando entrar no SUAP, procure o quadro Informações e Avisos e clique em Assine o termo de uso do e-mail Acadêmico.

3. Leia o termo até o fim, clique em Li e Concordo e depois clique no botão Avançar.

4. No quadro Informações e Avisos, clique em Escolha seu e-mail Acadêmico.

5. Selecione uma das opções de endereço de e-mail e clique no botão Enviar. Caso seja menor de idade, você precisará entregar à secretaria um termo de autorização assinado pelo seu responsável. Para fazer download do termo, clique neste link. Durante as aulas remotas, a autorização está sendo feita na hora da matrícula.

6. Verifique em seu e-mail pessoal as instruções de acesso do seu novo e-mail. Caso não tenha recebido e-mail, veja o TUTORIAL 3.

7. Acesse a página de login do e-mail e digite seu e-mail acadêmico. Em seguida, utilize a chave de primeiro acesso como senha.

8. Crie uma nova senha. É necessário digitar a senha duas vezes.

9. Leia e aceite o termo de uso do Gmail.

10. Por segurança, cadastre telefone e e-mail para o caso de ser necessário recuperar a senha.

11. Pronto! Agora você já tem acesso ao e-mail acadêmico do IFSP.

Tutorial de Criação de Email Acadêmico

Tutorial Dados Recuperação Email Acadêmico

TUTORIAL 2 - COMO ACESSAR O E-MAIL ACADÊMICO

1. Clique neste link e digite seus dados de login e senha.

2. Também é possível acessar pela página inicial do SUAP. Nesse caso, o link estará no quadro LINKS ÚTEIS - IFSP.

link do e-mail acadêmico pelo suap

TUTORIAL 3 - O QUE FAZER SE RECEBEU NADA NO E-MAIL PESSOAL

1. Verifique a lixeira e a caixa de spam do seu e-mail pessoal. Caso não localize, siga os passos abaixo.

2. Acesse o SUAP e clique em seu nome no canto superior esquerdo.

3. Clique na aba Dados Pessoais.

4. No fim da página, na sessão Informações para Contato, localize seu Email Acadêmico e a Chave de primeiro acesso.

5. Acesse a página de login do e-mail e digite seu e-mail acadêmico. Em seguida, utilize a chave de primeiro acesso como senha.

6. Crie uma nova senha. É necessário digitar a senha duas vezes.

7. Leia e aceite o termo de uso do Gmail.

8. Por segurança, cadastre telefone e e-mail para o caso de ser necessário recuperar a senha.

9. Pronto! Agora você já tem acesso ao e-mail acadêmico do IFSP.

Tutorial de Recuperação de Dados para Primeiro Acesso

TUTORIAL 4 - REDEFINIR SENHA DO E-MAIL ACADÊMICO

1. Acesse o SUAP. No menu lateral esquerdo, clique em seu nome.

2. Clique no botão azul Editar.

3. Clique na opção Redefinir senha do E-mail acadêmico. Será enviada uma mensagem para seu e-mail pessoal com as instruções e a chave de primeiro acesso.

Como redefinir senha do e-mail acadêmico pelo SUAP

TUTORIAL 5 - SOU ALUNO MENOR DE IDADE E NÃO CONSIGO CRIAR MEU E-MAIL!

Caso seja menor de idade será necessário, após escolher seu endereço de e-mail institucional, entregar o formulário com a autorização de seu responsável à secretaria.

Termo de autorização para acesso aos Programas Educacionais

Por que tenho que ter um e-mail institucional?

O endereço @aluno.ifsp.edu.br é necessário para receber as mensagens institucionais do SUAP, uma vez que essas serão veiculadas somente através desse canal. Além de propiciar acesso ao pacote Office 365, bem como demais serviços e produtos que são liberados com vantagens para estudantes mediante um endereço institucional. Também para garantir sua privacidade e evitarmos o envio e mensagens para seu e-mail pessoal.

Dúvidas? Por favor, entre em contato com a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) do IFSP - Câmpus Araraquara por meio do e-mail cti.arq@ifsp.edu.br.

registrado em: ,